Orientações para rematrículas e quebras de pré-requisitos – Semestre 2018/1

01/12/2017 11:30

Conforme o Calendário Acadêmico UFSC 2018, divulgamos abaixo as datas referentes aos procedimentos necessários para as rematrículas.

Observem que acrescentamos dois prazos para a solicitação das quebras de pré-requisitos: um prazo após a divulgação do resultado da 1ª etapa online e outro após a divulgação do resultado da 2ª etapa online. Dessa forma, pretendemos o alcance dos seguintes objetivos:

• Reduzir o recebimento dos pedidos de quebra de pré-requisitos durante os ajustes excepcionais, possibilitando que a Secretaria se concentre no recebimento e na análise das planilhas de ajustes.
  • Otimizar o uso do Ajuste online (2ª Etapa) e do Ajuste excepcional (executado pela Secretaria). A antecipação das respostas aos pedidos de quebra de pré-requisitos possibilitará que os alunos modifiquem suas escolhas, reduzindo as pendências de uma etapa para a seguinte. Também evitamos a duplicidade de pedidos de matrícula, tendo em vista que muitos alunos repetem nos ajustes excepcionais pedidos de disciplinas cujos pré-requisitos já foram apontados pelo CAGR como não cumpridos.

Como fazer a matrícula pelo CAGR online 20181

Data/Período Procedimento
05 a 11/12/2017 1ª Etapa de matrículas pelo CAGR.
08/02/2018 Resultado da 1ª etapa de matrículas.

Data única para envio das solicitações justificadas* de quebra de pré-requisitos apontados nos espelhos de matrícula, após a divulgação do resultado da Etapa online. Solicitar pelo Portal de Atendimento da Secretaria (Formulário “m. Quebra de pré-requisito”).

09/02/2018 Resultados dos pedidos de quebra de pré-requisitos. Observação: Os requerentes com vagas reservadas na 1ª etapa online e que obtiverem deferimento dos seus pedidos de quebra não precisam solicitar a mesma disciplina novamente na 2ª etapa online.
09 a 14/02/2018 2ª Etapa de matrículas pelo CAGR (Ajustes online).
22/02/2018 Resultado da 2ª etapa de matrículas.

Data única para envio das solicitações justificadas* de quebra de pré-requisitos apontados nos espelhos de matrícula, após a divulgação do resultado da Etapa online. Solicitar pelo Portal de Atendimento da Secretaria (Formulário “m. Quebra de pré-requisito”).

23/02/2018 Resultados dos pedidos de quebra de pré-requisitos. Observação: Os requerentes com vagas reservadas na 2ª etapa online e que obtiverem deferimento dos seus pedidos de quebra não precisam solicitar a mesma disciplina novamente nos Ajustes Excepcionais.
26/02 a 02/03 Período de Ajustes Excepcionais (3ª Etapa) a ser executado conforme o cronograma específico da Secretaria dos Cursos de Graduação.

* Os pré-requisitos foram estabelecidos nos currículos dos cursos  pelos seus respectivos colegiados e devem ser respeitados. As quebras só devem ser autorizadas mediante a apresentação de justificativas que relatem situações excepcionais, como por exemplo: a falta de pré-requisito pela não oferta de uma determinada disciplina no período regular de aulas; ou a falta de algum registro no histórico escolar do aluno que comprovaria o cumprimento do pré-requisito. Justificativas banais como “não quero ficar atrasado” ou “estou com carga horária baixa” não serão levadas em consideração pelos Coordenadores de Curso.