Orientações para rematrículas e quebras de pré-requisitos – Semestre 2017/2

06/07/2017 10:45

Conforme o Calendário Acadêmico UFSC 2017, divulgamos abaixo as datas referentes aos procedimentos necessários para as rematrículas.

Observem que acrescentamos dois prazos para a solicitação das quebras de pré-requisitos: um prazo após a divulgação do resultado da 1ª etapa online e outro após a divulgação do resultado da 2ª etapa online. Dessa forma, pretendemos o alcance dos seguintes objetivos:

• Reduzir o recebimento dos pedidos de quebra de pré-requisitos durante os ajustes excepcionais, possibilitando que a Secretaria se concentre no recebimento e na análise das planilhas de ajustes.
  • Otimizar o uso do Ajuste online (2ª Etapa) e do Ajuste excepcional (executado pela Secretaria). A antecipação das respostas aos pedidos de quebra de pré-requisitos possibilitará que os alunos modifiquem suas escolhas, reduzindo as pendências de uma etapa para a seguinte. Também evitamos a duplicidade de pedidos de matrícula, tendo em vista que muitos alunos repetem nos ajustes excepcionais pedidos de disciplinas cujos pré-requisitos já foram apontados pelo CAGR como não cumpridos.

Como fazer a matrícula pelo CAGR online 20172

Data/Período Procedimento
07 a 12/07 1ª Etapa de matrículas pelo CAGR.
19/07 Resultado da 1ª etapa de matrículas.
19 a 20/07 Prazo para solicitações justificadas* de quebra de pré-requisitos apontados nos espelhos de matrícula, após a divulgação do resultado da Etapa online. Solicitar pelo Portal de Atendimento da Secretaria (Formulário “m. Quebra de pré-requisito”).
20 a 24/07 2ª Etapa de matrículas pelo CAGR (Ajustes online).
27/07 Resultado da 2ª etapa de matrículas.
27 a 28/07 Prazo para solicitações justificadas* de quebra de pré-requisitos apontados nos espelhos de matrícula, após a divulgação do resultado da Etapa online. Solicitar pelo Portal de Atendimento da Secretaria (Formulário “m. Quebra de pré-requisito”).
31/07 a 04/08 Período de Ajustes Excepcionais a ser executado conforme o cronograma específico da Secretaria dos Cursos de Graduação.

* Os pré-requisitos foram estabelecidos nos currículos dos cursos  pelos seus respectivos colegiados e devem ser respeitados. As quebras só devem ser autorizadas mediante a apresentação de justificativas que relatem situações excepcionais, como por exemplo: a falta de pré-requisito pela não oferta de uma determinada disciplina no período regular de aulas; ou a falta de algum registro no histórico escolar do aluno que comprovaria o cumprimento do pré-requisito. Justificativas banais como “não quero ficar atrasado” ou “estou com carga horária baixa” não serão levadas em consideração pelos Coordenadores de Curso.