Ajustes excepcionais de matrícula – Semestre 2018/1

22/02/2018 09:00

Conforme o Calendário Acadêmico UFSC 2018, o período de ajustes excepcionais (semestre 2018/1) para estudantes que ainda possuam pendências com matrículas em disciplinas está previsto para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março de 2018. Este prazo é aquele que garante às Coordenadorias de Curso que o Sistema CAGR permanecerá com permissão para realizar os ajustes. No entanto, este prazo é utilizado pela Secretaria para orientar os alunos, receber os pedidos de ajustes, analisar e, por último, executá-los no CAGR. Por isso, delimitamos o prazo de orientação e recebimento para os dias 26 e 27/02/2018. Dessa forma, pedimos atenção ao cronograma da Secretaria, mostrado abaixo.

As planilhas contendo os pedidos de ajustes excepcionais deverão ser enviadas por meio do Portal de Atendimento Institucional da Secretaria (Formulário: “k. Ajuste excepcional de matrícula”).

Informamos, também, que a Secretaria receberá um único pedido de ajuste excepcional de matrícula por estudante, ou seja, os pedidos serão analisados em uma única etapa. Deve-se levar em consideração que, antes do período de ajustes excepcionais, acontecem duas etapas de rematrículas online. Os pedidos realizados pela internet são processados pelo Sistema CAGR com base nos critérios da Resolução n.º 17/CUn/1997, artigo 42. Durante os ajustes excepcionais, os pedidos são analisados com base nos mesmos critérios, porém sem o auxílio do software desenvolvido pela SeTIC.

Por último, alertamos para a necessidade de se fazer uso da planilha de ajuste excepcional atualizada, ou seja, as planilhas dos semestres anteriores não possuem mais validade. Acesse o link abaixo para ter acesso à planilha atualizada:

Procedimentos
26 e 27/02/2018
  • Reinclusão de disciplinas para alunos que tinham as vagas reservadas em alguma das duas etapas online e que obtiveram deferimento em seus pedidos de quebra de pré-requisitos.
  • Período de envio das planilhas de ajustes excepcionais por meio do Portal de Atendimento.
  • Período de envio dos pedidos de autorização para ficar fora dos limites de carga horária (Formulário: “n. Flexibilização dos limites de carga horária semanal”).
  • Período de envio dos pedidos de quebra de pré-requisitos, somente para inclusão de disciplinas que não tenham sido solicitadas durante as etapas online (e desde que o requerente também envie a sua planilha). As solicitações de quebras de pré-requisitos para matrículas em disciplinas solicitadas durante as etapas online tiveram seus prazos nos dias 08/02/2018 (referente à 1ª Etapa online) e 22/02/2018 (referente à 2ª Etapa online). Utilizar formulário “m. Quebra de pré-requisito”.
28/02 a 02/03/2018
  • Processamento dos pedidos e execução dos ajustes no Sistema CAGR (Secretaria funcionando com as portas fechadas até o final do processamento).
Manual explicativo dos ajustes excepcionais.

Manual explicativo dos ajustes excepcionais. Clique na imagem para ampliá-la.

Resultados dos Ajustes excepcionais 20181